quinta-feira, 8 de março de 2012

Empresa Social

Desde o ano de 2008, que o Projeto Piabanha vem trabalhando junto ao NESST (NonprofitEnterpriceand Self-sutainability Team).

A missão do NESST é apoiar organizações sociais que contribuem para a solução de problemas sistêmicos no país. O trabalho é focado naimplementação de instrumentos de gestão voltados para garantir a sustentabilidade financeira e organizacional, sempre considerando os objetivos relacionados a missão institucional.


NESsT tem operações em andamento em 10 países na Europa Central e América Latina. Mas o nosso impacto eo alcance é verdadeiramente global, tendo apoiado empresas sociais em quase 50 países ao redor.

No ano de 2008, realizou no Brasil, o 1 º Concurso Fundo Ninho de Apoio a Atividade Empresarial Social. Seis instituições do terceiro setor participaram do concurso e foram capacitadas durante um ano para apresentarem um Plano de Negócios referente à atividade empresarial social da organização.

O Projeto Piabanha foi a instituição premiada por apresentar o Plano de Negócios mais viável e consistente diante dos critérios de avaliação do NESST.

Nosso produto social são alevinos (filhotes de peixes) de espécies nativas para fins de repovoamento, visando ofertar esse produto para os municípios por onde o rio Paraíba do Sul passa, e para empresas que desenvolvem ações de responsabilidade socioambiental.

Todo recurso arrecadado com ações de parceria que financiem a recomposição de estoques pesqueiros do Rio Paraíba do Sul, são reinvestidos nas atividades da organização de acordo com o Planejamento Estratégico – sempre realizado no início de cada ano.




O que é um repovoamentoe/ou reforço de estoques pesqueiros?
É uma atividade  interdisciplinar (ecologia, genética, zootecnia etc)que visa, através de reproduções induzidas, recompor os estoquespesqueiros de espécies nativas sobretudo daquelas ameaçadas deextinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário